Anita Malfatti, nasceu em São Paulo no ano de 1889 e morreu em 1948. Um defeito congênito na mão direita obrigou-a tornar-se canhota; Ela faz parte do grupo de pintores modernos brasileiros que tiveram seu aprendizado artístico no exterior. Mas, ao invés de Paris, a artista estuda, primeiramente, na Alemanha entre 1910 e 1914 e entra em contato com o Modernismo. Depois, em sua segunda viagem em final de 1914 a 1916, nos Estados Unidos Malfatti cursa por um breve período a Art Students League, mas deixa-a para estudar com Homer Boss,
Em 1915, em Monhegan, quando pinta as suas mais importantes paisagens, entre elas A Ventania, Rochedos e O Farol. Na Independent School of Art., os seus retratos mais significativos são: A Estudante Russa, O Japonês, A Mulher de Cabelos Verdes e O Homem Amarelo.
Depois de seu retorno, DI CAVALCANTI convence Malfatti a organizar o que seria a sua segunda exposição individual, a "Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti" em 1917. Esta mostra causa impacto e escândalo Esta exposição provoca mudança na arte brasileira e novos rumos a partir dela são tomados e inaugura-se o Modernismo no Brasil
Em 1915, em Monhegan, quando pinta as suas mais importantes paisagens, entre elas A Ventania, Rochedos e O Farol. Na Independent School of Art., os seus retratos mais significativos são: A Estudante Russa, O Japonês, A Mulher de Cabelos Verdes e O Homem Amarelo.
Depois de seu retorno, DI CAVALCANTI convence Malfatti a organizar o que seria a sua segunda exposição individual, a "Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti" em 1917. Esta mostra causa impacto e escândalo Esta exposição provoca mudança na arte brasileira e novos rumos a partir dela são tomados e inaugura-se o Modernismo no Brasil
Homem amarelo, 1915/1916
A Boba, 1915/1916
Torso/Ritmo, 1915/1916
www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3758
www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/malfa/index.htm
www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/roteiro/PDF/26.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário